21/10/2009 - 12:45

Nasa acha molécula orgânica em planeta fora do Sistema Solar

da Folha Online

Pesquisadores da Nasa anunciaram a descoberta de química básica para a vida em um segundo planeta quente e gasoso, muito distante do nosso Sistema Solar. Feito na terça-feira (20), o anúncio da pesquisa também informa que isso permite aos astrônomos avançar quanto à identificar planetas onde a vida possa existir.

O planeta, que leva o nome de HD 209458b, não é habitável, mas possui a mesma química que, se encontrada em um planeta rochoso no futuro, pode indicar a presença de vida.

Química básica para a vida foi encontrada no exoplaneta HD 209458b (na foto, em concepção artística)

“É o segundo planeta fora do nosso sistema solar em que água, metano e dióxido de carbono foram encontrados –elementos potencialmente importantes para processos biológicos em planetas habitáveis”, disse o pesquisador Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. “A descoberta de componentes orgânicos nos dois exoplanetas já traz a possibilidade de que será corriqueiro encontrar planetas com moléculas que podem ser vinculadas à vida.”

Os pesquisadores usaram dados de dois observatórios em órbita: os telescópios espaciais Hubble e Spitzer, para estudar o HD 209458b –que, além de quente e gasoso, é gigante (maior do que Júpiter) e orbita em uma estrela semelhante ao Sol por volta de 150 anos-luz de distância da constelação de Pegasus.

A descoberta segue a uma outra, ocorrida em dezembro de 2008, que mostrou a presença de dióxido de carbono (CO2) em outro planeta do tamanho de Júpiter, o HD 189733b. Observações anteriores do Hubble e do Spitzer também tinham revelado que o planeta contém água em vapor e metano.

Para rastrear as moléculas orgânicas, a Nasa usou espectroscópios, instrumentos que dividem a luz em componentes para mostrar a “assinatura” de diferentes elementos químicos. Dados da câmera infravermelha do Hubble e do espectrômetro de multiobjetos mostraram a presença de moléculas, e dados do fotômetro e do espectrômetro infravermelho do Spitzer mediram as respectivas quantidades.

“Isso demonstra que nós podemos identificar as moléculas importantes nos processos de vida”, disse Swain. Os astrônomos podem, a partir de agora, comparar as duas atmosferas de ambos os planetas, pelas diferenças e similaridades. Por exemplo: as quantidades de água e dióxido de carbono relativas a ambos os planetas são similares, mas o planeta HD 209458b mostra ter metano em abundância, quando comparado com o HD 189733b. “A alta abundância de metano está nos dizendo alguma coisa”, disse Swain. “Pode significar que houve algo especial sobre a formação deste planeta.”

Fonte: Folha Online

Autor: - Categoria(s): ciência, cosmologia, universo Tags:

Ver todas as notas

14 comentários para “Nasa acha molécula orgânica em planeta fora do Sistema Solar”

1. rulian disse:

Po Marião, agora tá bem difícil de achar este blog…o IG tirou o link do índice de blogs?
    Abraço

2. Paulo Monteiro disse:

Perabéns!

Vocês estão sempre atualizados com os acontecimentos, por isso estou sempre acessando o site da Área 51.

Saudações!!!!!!!!!!!!!

3. João II disse:

A FUNÇÃO DO UNIVERSO É DAR SUPORTE À VIDA E O PROPÓSITO DA VIDA É EVOLUIR PARA DEUS.

4. Joao disse:

Pra quem tem dificuldade de achar o blog faça o seguinte
    no campo busca da home do Ig

digite
    Ufo ig e ira aparecer a lista e o blog la

5. João II disse:

Caso Varginha, verdade ou mentira?
    Tenho poucas dúvidas de que alguma coisa extraordinária a conteceu: http://www.youtube.com/watch?v=E4q0yRjqwOU&NR=1

6. Aécio disse:

Nossa Mário,

Essa notícia é fantástica…

É como aquela brincadeira de pink e esconde.

Vamos procurar até encontrar.

7. 12! disse:

Bom estou comentando no blog pela 1° vez, muito bom e interessante parabéns. Quanto a matéria, ñ acho nada surpreendente. Na imensidão do universo é comum acharmos vida, o problema é que procuramos vida que nem nós, (2 braços, 2 pernas e etc), mas quem garante que vida fora da terra tem que ser assim! Talvez exista vida que dependa de outros elementos além dos nshops.
    Precisamos abrir o leque de opções, para aumentar nossa possibilidade.

8. eterrnum disse:

E bom saber que a ciência da humanidade evoluil a ponto de podermos pesquizar o espasso sem sair de casa ;porem:Gostaria de saber se a nasa tem plogetos de como chegar nesses planetas pois, do que adianta sabermos que algo que pode ser util a humanidade está ali ou lá bem diante dos ólhos e,não termos meios para alcançar essas descobertas e tudo que é benéfico que elas podem nos trazer.Se tiver algo gostaria que me inviace,abraço do amigo.

9. patrick disse:

vc tem que pesquisar o caso roswel

10. patrick disse:

o mariao eu sou novo neste blog mas sei muitas coisas

11. nick disse:

pq? ñ dao ao planeta doses de gases que diziman a quantidade de co2 e nao prejudiquem ninggg….

12. mmmmm disse:

existe vida nesse planeta?

Os comentários do texto estão encerrados.