Publicidade

Publicidade
15/11/2009 - 08:00

Nasa anuncia descoberta de água em cratera da Lua

Compartilhe: Twitter

Impacto de foguete contra cratera no polo sul da Lua produz nuvem de material contendo água

Dados preliminares da sonda Lcross indicam que a missão descobriu água durante os impactos de 9 de outubro com uma região em sombra perpétua no fundo da cratera Cabeus, perto do polo sul lunar.

O impacto criado pelo estágio superior do foguete Centauro produziu uma pluma de material dividida em duas partes, ejetado das profundezas da cratera. A primeira parte era composta de vapor e poeira fina e segunda, de material mais denso. Esse material não era exposto à luz do Sol há bilhões de anos.

Cientistas especulavam há anos sobre a explicação para as quantidades de hidrogênio detectadas nos polos lunares por missões anteriores. A descoberta de água pela Lcross ajuda a responder à pergunta. A água na Lua pode estar mais disseminada e existir em quantidade maior que a esperada, diz nota da Nasa.

Além disso, regiões lunares em sombra perpétua podem ter a chave da história e da evolução do Sistema Solar. E a água e outros compostos descobertos poderão ser recursos para astronautas em futuras missões.

Desde os impactos, a equipe cientistas da missão Lcross trabalha para analisar os dados que a nave recolheu. A equipe concentrou-se nos espectrômetros, que trazem as informações mais precisas sobre a presença de água.


Ampliação da imagem da pluma de material impelida pelo impacto na Lua. Divulgação/Nasa

“Estamos extasiados”, disse Anthony Colaprete, principal cientista da missão. “Diversas linhas de evidência mostram que a água estava presente tanto na pluma mais leve e na cortina de dejetos criada pelo impacto do Centauro. A concentração e distribuição da água e outras substâncias requerem mais análise, mas é seguro dizer que Cabeus contém água”.

Fonte: Estadão

Autor: - Categoria(s): ciência, reportagem, sonda, universo Tags: , ,

Ver todas as notas

16 comentários para “Nasa anuncia descoberta de água em cratera da Lua”

  1. João II disse:

    No texto, a parte que diz: “regiões lunares em sombra perpétua” devem referir-se à “face oculta da lua” que nunca se vê daqui da Terra, porque o “período de rotação da Lua é exatamente igual ao de translação” ( sem o menor atraso ou avanço ) de maneira que, mesmo após bilhões de anos essa “face oculta” nunca nos foi visível e jamais o será. Razão pela qual muitos concordam que a Lua é um “projeto intencional exclusivo de Deus para o nosso planeta”. mesmo porque ela é mais antiga que a Terra, isto é, já encontrava-se “preparada” para ser colocada em órbita, muito antes de existirmos. Tudo leva a crer que somos um projeto, e não um acaso. Isso é uma maravilha, fantastico !

    • Joao disse:

      Exatamente meu amigo dito e bem dito, parabens pelo seu comentario parabens mesmo,

      Por isso e outros motivos, na arqueologia de tanto estudos a todo momento tambem vi Que Deus nao cria nada ao acaso, e como ele colocou os homens na terra tambem cedeu seu filho para nos salvar, e digo isso livre de fanatismo,

      Realmente pobre do cientista ou estudioso que acha que conhece a verdade, pois as coisas estao criadas antes mesmo da ciencia pensar em existir para os homens, ou qualquer outro ser, visivel ou invisivel.

      Tolo é o povo que nao aceita a verdade.

      Parabens meu amigo.

  2. Joao disse:

    Deus ultrapassa a crença dos homens em sua ciencia e vive em verdade com todas as criaçoes de Deus percebe suas maravilhas
    Sendo assim consegui estudar e aprender de verdade,
    Sendo assim tamanha complexidade criada pelo nosso Deus
    Verdadeiro gerador de toda a vida e existencia do palpavel e nao palpavel.
    Surpreende tamanha complexidade e sabedoria
    Mais ainda quando vazio criar a vida dentro de nosso recipiente.

  3. Flavio disse:

    João, na verdade a face oculta da lua não fica no escuro. Ela somente não é mostrada para a Terra. Mas ela é iluminada, pois a Lua possui movimento de rotação. O satélite da NASA foi jogado dentro de uma cratera no Polo Sul da Lua, onde realmente não bate luz há muito muito tempo…..

  4. Cegonha disse:

    Olha a Lua, tá toda amarela,
    Parece até um queijo, é nóis aqui, com fome…
    Joga pedra nela, se cair nóis come.
    Joga pedra nela, se cair nóis come.

  5. edgar haddad duarte disse:

    esta hipotese sempre achei que teria agua na lua pois se o satelite deslocou da terra logicamente se fizer um estudo profundo veram que a mesma consitencia da lua e a mesma da terra. Acho tambem que ha vida intra terrena na lua pois ja vi luzes saindo da lua. Pode ser ilusao minha , mas que ja vi mais de 3 vezes luzes saindo da lua vi e tenho testemunhas que viram junto.
    grato pela atenção
    edgar

  6. Joao II disse:

    Tudo isso esta disponivel e traduzido para o portugues aqui no melhor blog do genero que e o nosso AREA 51, e so procurar.

  7. Sofia disse:

    “… a água e outros compostos descobertos poderão ser recursos para astronautas em futuras missões.”
    É… o homem mal descobriu que existe água na lua e já quer acabar com ela!

  8. aleck victor disse:

    tem um relato de um homem de que em uma expediçao à lua a nasa desclbriu uma casa na lua mais pra uma caba feita do solo da lua
    aqui está o video:http://www.youtube.com/watch?v=0mMzKzor2Ww&feature=related ta ai
    vejam não é aqueles otários que postam video de bobagem só pra gente perder tempo

  9. João II disse:

    Pessoal, vejam que sinistro, apesar do apresentador fanfarrão, a matéria deixa qualquer um com sérias divagações, pra não dizer com um certo medo: http://www.youtube.com/watch?v=dICCBKqbm1M&feature=related

  10. João II disse:

    O anterior é uma brincadeira, mas esse é bem real e diz respeito a todos nós: http://www.youtube.com/watch?v=8i1maax5yOc&NR=1&feature=fvwp

  11. joao disse:

    Aqui vai um video da nasa mostrando ufos abaixo do satellite o mais interessante da pra ver nitidamente os objeto se movimentando em baixo
    So conferir
    http://www.youtube.com/watch?v=1oTs10OK5Yg

  12. joao disse:

    Anda bem parado o blog nao

    • João II disse:

      Muito bom o vídeo, João !
      Até quando a NASA vai manter essa postura conservadora com relação aos OVNIS? Qual será o grande segredo que eles tanto temem que seja descoberto?
      Para mim o mistério maior não é o fato da existência, isso já está mais que evidente, mas o propósito das “visitas” que ainda é uma incógnita.

  13. Sebastião Ribeiro disse:

    Quando se atira uma bola na trave e ela ricocheteia, indica que foi Deus que a fêz recochetiar, ou foram as leis da fisica?
    Quando um corpo influencia a órbita de outro foi Deus ou as leis da fisica?
    Ora, direis: Deus fêz a fisica. Então direi: é melhor não insistir.

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo