15/11/2009 - 08:00

Nasa anuncia descoberta de água em cratera da Lua

Impacto de foguete contra cratera no polo sul da Lua produz nuvem de material contendo água

Dados preliminares da sonda Lcross indicam que a missão descobriu água durante os impactos de 9 de outubro com uma região em sombra perpétua no fundo da cratera Cabeus, perto do polo sul lunar.

O impacto criado pelo estágio superior do foguete Centauro produziu uma pluma de material dividida em duas partes, ejetado das profundezas da cratera. A primeira parte era composta de vapor e poeira fina e segunda, de material mais denso. Esse material não era exposto à luz do Sol há bilhões de anos.

Cientistas especulavam há anos sobre a explicação para as quantidades de hidrogênio detectadas nos polos lunares por missões anteriores. A descoberta de água pela Lcross ajuda a responder à pergunta. A água na Lua pode estar mais disseminada e existir em quantidade maior que a esperada, diz nota da Nasa.

Além disso, regiões lunares em sombra perpétua podem ter a chave da história e da evolução do Sistema Solar. E a água e outros compostos descobertos poderão ser recursos para astronautas em futuras missões.

Desde os impactos, a equipe cientistas da missão Lcross trabalha para analisar os dados que a nave recolheu. A equipe concentrou-se nos espectrômetros, que trazem as informações mais precisas sobre a presença de água.

Ampliação da imagem da pluma de material impelida pelo impacto na Lua. Divulgação/Nasa

“Estamos extasiados”, disse Anthony Colaprete, principal cientista da missão. “Diversas linhas de evidência mostram que a água estava presente tanto na pluma mais leve e na cortina de dejetos criada pelo impacto do Centauro. A concentração e distribuição da água e outras substâncias requerem mais análise, mas é seguro dizer que Cabeus contém água”.

Fonte: Estadão

Autor: - Categoria(s): ciência, reportagem, sonda, universo Tags: , ,

Ver todas as notas

16 comentários para “Nasa anuncia descoberta de água em cratera da Lua”

1. João II disse:

No texto, a parte que diz: “regiões lunares em sombra perpétua” devem referir-se à “face oculta da lua” que nunca se vê daqui da Terra, porque o “período de rotação da Lua é exatamente igual ao de translação” ( sem o menor atraso ou avanço ) de maneira que, mesmo após bilhões de anos essa “face oculta” nunca nos foi visível e jamais o será. Razão pela qual muitos concordam que a Lua é um “projeto intencional exclusivo de Deus para o nosso planeta”. mesmo porque ela é mais antiga que a Terra, isto é, já encontrava-se “preparada” para ser colocada em órbita, muito antes de existirmos. Tudo leva a crer que somos um projeto, e não um acaso. Isso é uma maravilha, fantastico !

• Joao disse:

Exatamente meu amigo dito e bem dito, parabens pelo seu comentario parabens mesmo,

Por isso e outros motivos, na arqueologia de tanto estudos a todo momento tambem vi Que Deus nao cria nada ao acaso, e como ele colocou os homens na terra tambem cedeu seu filho para nos salvar, e digo isso livre de fanatismo,

Realmente pobre do cientista ou estudioso que acha que conhece a verdade, pois as coisas estao criadas antes mesmo da ciencia pensar em existir para os homens, ou qualquer outro ser, visivel ou invisivel.

Tolo é o povo que nao aceita a verdade.

Parabens meu amigo.

2. Joao disse:

Deus ultrapassa a crença dos homens em sua ciencia e vive em verdade com todas as criaçoes de Deus percebe suas maravilhas
    Sendo assim consegui estudar e aprender de verdade,
    Sendo assim tamanha complexidade criada pelo nosso Deus
    Verdadeiro gerador de toda a vida e existencia do palpavel e nao palpavel.
    Surpreende tamanha complexidade e sabedoria
    Mais ainda quando vazio criar a vida dentro de nosso recipiente.

3. Flavio disse:

João, na verdade a face oculta da lua não fica no escuro. Ela somente não é mostrada para a Terra. Mas ela é iluminada, pois a Lua possui movimento de rotação. O satélite da NASA foi jogado dentro de uma cratera no Polo Sul da Lua, onde realmente não bate luz há muito muito tempo…..

4. Cegonha disse:

Olha a Lua, tá toda amarela,
    Parece até um queijo, é nóis aqui, com fome…
    Joga pedra nela, se cair nóis come.

5. edgar haddad duarte disse:

esta hipotese sempre achei que teria agua na lua pois se o satelite deslocou da terra logicamente se fizer um estudo profundo veram que a mesma consitencia da lua e a mesma da terra. Acho tambem que ha vida intra terrena na lua pois ja vi luzes saindo da lua. Pode ser ilusao minha , mas que ja vi mais de 3 vezes luzes saindo da lua vi e tenho testemunhas que viram junto.
    grato pela atenção
    edgar

6. Joao II disse:

Tudo isso esta disponivel e traduzido para o portugues aqui no melhor blog do genero que e o nosso AREA 51, e so procurar.

7. Sofia disse:

“… a água e outros compostos descobertos poderão ser recursos para astronautas em futuras missões.”
    É… o homem mal descobriu que existe água na lua e já quer acabar com ela!

8. aleck victor disse:

tem um relato de um homem de que em uma expediçao à lua a nasa desclbriu uma casa na lua mais pra uma caba feita do solo da lua
    aqui está o video:http://www.youtube.com/watch?v=0mMzKzor2Ww&feature=related ta ai
    vejam não é aqueles otários que postam video de bobagem só pra gente perder tempo

9. João II disse:

Pessoal, vejam que sinistro, apesar do apresentador fanfarrão, a matéria deixa qualquer um com sérias divagações, pra não dizer com um certo medo: http://www.youtube.com/watch?v=dICCBKqbm1M&feature=related

10. João II disse:

O anterior é uma brincadeira, mas esse é bem real e diz respeito a todos nós: http://www.youtube.com/watch?v=8i1maax5yOc&NR=1&feature=fvwp

11. joao disse:

Aqui vai um video da nasa mostrando ufos abaixo do satellite o mais interessante da pra ver nitidamente os objeto se movimentando em baixo
    So conferir

12. joao disse:

Anda bem parado o blog nao

• João II disse:

Muito bom o vídeo, João !
      Até quando a NASA vai manter essa postura conservadora com relação aos OVNIS? Qual será o grande segredo que eles tanto temem que seja descoberto?
      Para mim o mistério maior não é o fato da existência, isso já está mais que evidente, mas o propósito das “visitas” que ainda é uma incógnita.

13. Sebastião Ribeiro disse:

Quando se atira uma bola na trave e ela ricocheteia, indica que foi Deus que a fêz recochetiar, ou foram as leis da fisica?
    Quando um corpo influencia a órbita de outro foi Deus ou as leis da fisica?
    Ora, direis: Deus fêz a fisica. Então direi: é melhor não insistir.

Os comentários do texto estão encerrados.