Publicidade

Publicidade
06/01/2010 - 00:00

Nasa descobre planetas gigantes fora do Sistema Solar

Compartilhe: Twitter

Cinco exoplanetas foram detectados pelo telescópio Kepler, enviado ao espaço em 6 de março de 2009.

O telescópio Kepler, da Nasa, detectou pela primeira vez desde que entrou em operação cinco planetas fora do Sistema Solar. O tamanho dos planetas varia de um raio quatro vezes maior do que o da Terra até planetas muito maiores do que Júpiter, o maior do Sistema Solar.

O telescópio, que foi lançado no ano passado para procurar planetas com características semelhantes às da Terra, fez as descobertas poucas semanas depois de entrar em funcionamento.

Os novos planetas receberam os nomes Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b e foram anunciados em um encontro da Sociedade Astronômica Americana (AAS, na sigla em inglês), em Washington, a capital dos Estados Unidos.

Todos os planetas circulam muito proximamente às suas estrelas principais – seu sol – seguindo órbitas que variam ente 3.2 até 4.9 dias.

A proximidade e o fato de suas estrelas principais serem muito mais quentes do que o Sol significa que os novos planetas têm temperaturas extremamente elevadas, estimadas entre 1.200°C e 1.650°C.


Concepção artística mostra planeta similar a Júpiter orbitando muito perto de sua estrela (Imagem: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)

Densidade de um dos planetas é equivalente à do isopor

“Os planetas encontrados são todos mais quentes do que lava derretida; eles brilham de tão quentes”, disse Bill Borucki, o cientista da Nasa que lidera a missão do Kepler no centro de pesquisas Ames, em Moffett Field, Califórnia.

“De fato, os dois maiores são mais quentes do que ferro fundido e olhar para eles é como olhar para uma fornalha. Eles são muito brilhantes por si só e, certamente, não são lugares para procurarmos vida.”

O Kepler 7b vai intrigar muitos cientistas. Este é um dos planetas de mais baixa densidade já encontrado fora do Sistema Solar (cerca de 0,17 gramas por centímetro cúbico) já descoberto.

Segundo Borucki, a densidade média deste planeta é equivalente a do isopor, e os cientistas devem “se deliciar” em estudá-la para tentar entender sua estrutura.

O Kepler foi lançado da estação espacial de Cabo Canaveral em 6 de março do ano passado. Ele está equipado com a maior câmera já lançada ao espaço.

A missão do telescópio é observar mais de 100 mil estrelas de forma contínua e simultânea. Ele percebe a presença de planetas ao observar variações de sombra quando um desses corpos celestes passa em frente ao seu sol.

Mundos de água

Os detectores do Kepler têm sensibilidade extraordinária – segundo a Nasa, se o telescópio fosse voltado para uma pequena cidade na Terra, à noite, seria capaz de detectar a luz automática na entrada de uma casa quando alguém passa por ela.

A Nasa espera que tamanha sensibilidade leve à descoberta de planetas não apenas de tamanho semelhante ao da Terra, mas que orbitem em torno de seus sóis a uma distância mais favorável à existência de vida, onde haja também potencial existência de água em sua superfície.

Os cientistas da missão disseram no encontro da AAS que o Kepler mediu a existência de centenas de possíveis planetas, mas são necessárias mais investigações para estabelecer sua real natureza.

Os cientistas advertiram ainda que podem se passar anos até que seja confirmada a existência de planetas semelhantes à Terra, mas enquanto isso, as descobertas do Kepler vão ajudá-los a melhorar suas estatísticas sobre as distribuições dos tamanhos dos planetas e períodos de órbita.

A existência dos planetas identificados primariamente pelo Kepler foi confirmada por telescópios baseados na Terra, entre eles o Keck I, no Havaí.

Fonte: G1

Autor: - Categoria(s): ciência, cosmologia, universo Tags: ,

Ver todas as notas

48 comentários para “Nasa descobre planetas gigantes fora do Sistema Solar”

  1. aleck vicotor disse:

    Realmente muito interesante mas eu algo parecido num outro cite

  2. Menino disse:

    Essa foto ja foi usada em outra postagem no mesmo blog EPIC FAIL 2

  3. Julio Cesar Natividade disse:

    Mais um balão atmosférico!

  4. Kaneda disse:

    O que houve aki, naum tem mais novidades? atualizaçoes?
    Por acaso os Ovnis e etes estao de ferias, naum voltara ainda? mas como pode isso, alguem tem que avisa-los de que o ano ja começou rsrsr

  5. Leitor temático disse:

    Uai, cade as novidades????

  6. Kaneda disse:

    Os ovinis estao de ferias, ou foram expulsos rsrsr eu ja disse.

    • eu disse:

      é vc ja disse, e dde novo eu nuum vi grassa,
      me diz a grassa pra ver se dessa vez eu riu
      –‘

  7. Carlos disse:

    Fiz um video de um ovni passando sobre a cidade de Cascavel, Pr. e gostaria de saber pra quem eu mando.

    • joao disse:

      Amigo coloque no youtube depois passe a URl pra galera ver aqui e ai descreva como aconteceu o avistamento, por enquanto é so se for algo muito bom ai a coisa vai chamar atenção e ai mais e mais vao se interessar.
      Canais de noticias.

    • mauricio disse:

      gostaria de ver

  8. joao disse:

    Novidades tem ja vi varias inumeras para ser mais exato
    é que nao esta sendo publicado,
    He heee acho que o mario esta de ferias
    kkkkkk

  9. A espera de novidades também ..

  10. Ricardo disse:

    Os Ets sumirão….acho que eles estão com medo da violência….hehe.

  11. Valter disse:

    Também estou achando o blog muito paradão ultimamente… Fico ansioso por novas notícias.

  12. caca2k disse:

    Gente, acho que o Mario foi abduzido…

  13. sombra disse:

    Ta tudo meio parado, será que os etes foram pular carnaval em outro mundo? E as matérias científicas cade? Por que parou? Parou por que?

  14. AFA disse:

    Ola pessoal! estou deixando aqui uma duvida, e aproveitando que este site é visto por varias pessoas em todo país. Gostaria que respondam se conseguem ver este fenomeno na sua região, ou explicar o que é. Moro na região do ABC em SP.

    Observei movimentos no céu, com maior frequencia entre as 20h45 às 21h30 horario de verão, parece como uma estrela, daquelas mais pequenas, como se estivesse a uma grande distancia, não pisca como os aviões. Aparecem em inervalos aleatórios geralmente de 3 a 5 aparições, cruzam o céu em pouco tempo em varios sentidos, geralmente norte – sul. È necessario boa visão e prestar atenção. Pensei em satélite, mas eles não ficam parados sobre o País? poderia ser jatos a grande altitude? E por que neste intervalo de hora? Por favor observem neste horario, em local com pouca luminosidade.

    • Vitor disse:

      AFA, provavelmente são satélites sim, mas não-geostacionários. Se quiser aprender a prever o aparecimento deles pra comprovar, procure um programa chamado “Orbitron” na net, é de graça.

  15. terezinha disse:

    AS POSTAGENS SÃO INTERSSANTES MAS DEVERIAM MUDAR MAIS!!!!

  16. Joao II disse:

    Amigos, convido a todos para ver essa série apresentada no youtube. Trata-se do acobertamento da NASA sobre fatos que são de interesse de toda humanidade. O link para o primeiro vídeo é esse: http://www.youtube.com/watch?v=_OPJL7oWTj8&feature=fvsr
    Também recomendo as matérias do piloto John Lear.
    São deveras interessantes e sem farsas.

    A propósito o Caso Varginha foi esquecido e dissimulado com o tempo mas foi autêntico, assim como a famosa Operação Prato.

    Fraternos abraços!

  17. Joao II disse:

    Um especialista ou cientista dá detalhes de como funciona o sistema alien de propulsão nesse link http://www.youtube.com/watch?v=eH7voxfetyc&feature=related
    A partir desse link surgem muitos outros vídeos interessantes.
    Os UFOs triangulares, vistos com frequência, seriam naves secretas utilizando essa tecnologia.
    Os “foguetinhos” que “eles” nos mostram na TV são apenas para esconder da humanidade o conhecimento dos reais avanços tecnológicos.
    ELES SABEM DISSIMULAR MUITO BEM !

    Já deverámos estar livres do combustível fóssil e de muitas doenças. Mas grupos secretos preferem manter privilégios, inclusive eliminando aqueles que ousam quebrar o silêncio.

    Há uma forte evidência de que a nossa lua foi projetada intencionamente e exclusivamente para o planeta Terra (ou Projeto Terra”).
    A NASA jamais divulgou fotos de alta resolução e a cores da lua.
    Das fotos liberadas, inúmeras foram alteradas antes de serem divulgadas. Numa das fotos aparece uma estrutura artificial (borrada pela NASA) maior que a cidade de Los Angeles.
    Enquanto isso rola o velho ópio do povão: Carnaval, futebol, Big Brother…

  18. bofofo disse:

    MORREU O BLOG ???

  19. Fabio disse:

    Aee Joaoo blz? valeu pelo link, to puxando os videos, muito interessante mesmo ;D e ai Mario, sumiu? hehhhe, ta desanimado com as atualizações? heheh
    abracos

  20. Galã Mulherengo disse:

    aqui ta muito parado gente ja vi coisas estranhas no meio dos mato agora fico em duvida se e fantasma ou et

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo