Publicidade

Publicidade
06/01/2010 - 00:00

Nasa descobre planetas gigantes fora do Sistema Solar

Compartilhe: Twitter

Cinco exoplanetas foram detectados pelo telescópio Kepler, enviado ao espaço em 6 de março de 2009.

O telescópio Kepler, da Nasa, detectou pela primeira vez desde que entrou em operação cinco planetas fora do Sistema Solar. O tamanho dos planetas varia de um raio quatro vezes maior do que o da Terra até planetas muito maiores do que Júpiter, o maior do Sistema Solar.

O telescópio, que foi lançado no ano passado para procurar planetas com características semelhantes às da Terra, fez as descobertas poucas semanas depois de entrar em funcionamento.

Os novos planetas receberam os nomes Kepler 4b, 5b, 6b, 7b e 8b e foram anunciados em um encontro da Sociedade Astronômica Americana (AAS, na sigla em inglês), em Washington, a capital dos Estados Unidos.

Todos os planetas circulam muito proximamente às suas estrelas principais – seu sol – seguindo órbitas que variam ente 3.2 até 4.9 dias.

A proximidade e o fato de suas estrelas principais serem muito mais quentes do que o Sol significa que os novos planetas têm temperaturas extremamente elevadas, estimadas entre 1.200°C e 1.650°C.


Concepção artística mostra planeta similar a Júpiter orbitando muito perto de sua estrela (Imagem: NASA/JPL-Caltech/T. Pyle)

Densidade de um dos planetas é equivalente à do isopor

“Os planetas encontrados são todos mais quentes do que lava derretida; eles brilham de tão quentes”, disse Bill Borucki, o cientista da Nasa que lidera a missão do Kepler no centro de pesquisas Ames, em Moffett Field, Califórnia.

“De fato, os dois maiores são mais quentes do que ferro fundido e olhar para eles é como olhar para uma fornalha. Eles são muito brilhantes por si só e, certamente, não são lugares para procurarmos vida.”

O Kepler 7b vai intrigar muitos cientistas. Este é um dos planetas de mais baixa densidade já encontrado fora do Sistema Solar (cerca de 0,17 gramas por centímetro cúbico) já descoberto.

Segundo Borucki, a densidade média deste planeta é equivalente a do isopor, e os cientistas devem “se deliciar” em estudá-la para tentar entender sua estrutura.

O Kepler foi lançado da estação espacial de Cabo Canaveral em 6 de março do ano passado. Ele está equipado com a maior câmera já lançada ao espaço.

A missão do telescópio é observar mais de 100 mil estrelas de forma contínua e simultânea. Ele percebe a presença de planetas ao observar variações de sombra quando um desses corpos celestes passa em frente ao seu sol.

Mundos de água

Os detectores do Kepler têm sensibilidade extraordinária – segundo a Nasa, se o telescópio fosse voltado para uma pequena cidade na Terra, à noite, seria capaz de detectar a luz automática na entrada de uma casa quando alguém passa por ela.

A Nasa espera que tamanha sensibilidade leve à descoberta de planetas não apenas de tamanho semelhante ao da Terra, mas que orbitem em torno de seus sóis a uma distância mais favorável à existência de vida, onde haja também potencial existência de água em sua superfície.

Os cientistas da missão disseram no encontro da AAS que o Kepler mediu a existência de centenas de possíveis planetas, mas são necessárias mais investigações para estabelecer sua real natureza.

Os cientistas advertiram ainda que podem se passar anos até que seja confirmada a existência de planetas semelhantes à Terra, mas enquanto isso, as descobertas do Kepler vão ajudá-los a melhorar suas estatísticas sobre as distribuições dos tamanhos dos planetas e períodos de órbita.

A existência dos planetas identificados primariamente pelo Kepler foi confirmada por telescópios baseados na Terra, entre eles o Keck I, no Havaí.

Fonte: G1

Autor: - Categoria(s): ciência, cosmologia, universo Tags: ,

Ver todas as notas

48 comentários para “Nasa descobre planetas gigantes fora do Sistema Solar”

  1. gaby disse:

    ja me falaram muitas coisas mas nunca vi ; quiria ver uma vez pra ver se e verdade!

  2. gaby disse:

    nossa queria ter visto!

  3. Rodrigo disse:

    Venho aqui porque não acho e-mail Mário, mas po…o que aconteceu com esta página? abandonada por completo hein…

  4. terezinha disse:

    Acho que ja é hora de mudar a noticia, atualizando sempre esta esta antiga demai…..

  5. Luigi disse:

    O blog acabou ? Tá paradão há 2 meses…..

  6. Rubens disse:

    Quando a verdade começa a ser revelada meus caros amigos(a), eles(governos e outros) dão um jeito de congelar as informações, ah! a NASA, só divulga o que interessa divulgar para ela, ETs, disco voadores e outras informações, ela não vai divulgar.
    UMa informação recente, já saiu nos jornais, o Telescópio ou a NASA tirou fotos de crateras invertidas em marte, o que quer dizer isso?
    São cavernas, Ocas com civilizações, são casas…enfim eles não divulgam tudo, e depois dão um jeito de abafarem o assunto, mas tentem descobrir algo e enviem para este site.
    Somente nós unidos somos as verdadeiras informações.

  7. henrique disse:

    pow esse blog demora muito pra ser atualizado,pow o mario poderia posta noticias mais frequentes…

  8. Weliton M. B. disse:

    OU!
    Vocês morreram mesmo?
    Abandonaram o blog?
    Tiraram férias coletivas permanentes?
    Se continuar assim em Abril vou remover vocês dos meus “Favoritos”

  9. Castilho disse:

    O dono do blog foi abduzido?

  10. Eduardo disse:

    Assim como não existe piada velha, mas “QUEM NÃO CONHECE A PIADA, este blog pode até estar desatualizado ,mas para mim que o descobri agora ele é novíssimo como esses planetas aí.

  11. Flavio disse:

    Mario,

    q houve com o blog ?!?!?!?

  12. Nelson disse:

    O dono do blog morreu por acaso? cade as atualizações???

  13. Erick disse:

    O dono do blog foi abduzido?

  14. César Augusto disse:

    Bom dia pessoal!!! Vocês não estão sabendo? O Mário morreu!!! Isso mesmo, ele foi dessa para uma melhor. Não sei direito como aconteceu essa tragédia, mas pelo o que fiquei sabendo, através de um amigo que temos em comum, o Mário estava subindo uma escada, para tentar avistar um OVNI que estava em cima de sua casa, daí ele escorreu e caiu em cima de uma garrafa de vinho que foi introduzida em seu ânus, perfurando seus órgãos vitais.

  15. Eduardo disse:

    Era bom o vinho, ao menos?

  16. Rubens disse:

    Pessoal vamos falar sério, começo a ficar preocupado com este blog, quantas coisas estavam sendo reveladas aqui, eu tinha certeza que isso não ia durar muito tempo, novamente a censura dos poderosos que escondem a verdade do povo, não brinquem é sério e mexe com a vida de todos, muitos já morreram por causa disso, quanto a você AFA, continue olhando, foi assim que eu comecei a observar, no escuro e olhando de longe, quando vem milhares deles no horizonte, tenta sitonizá-los entre árvores e você fica imóvel, aí você vai perceber que eles se movem, não olhem quando tem nuvens e muito vento, eles quando vem do horizonte eles dão uma piscada diferente das estrelas, quando a gente está olhando, parece que os ovnis vem freiando, para um lado e outro, mas na verdade eles estão circulando ou flutuando, é como se tu tivesse vendo um filme da tv, ah! não deixa as pessoas te provar ao contrário, tu sabe o que é um satélite e o movimento dele, tu sabe o que um avião, balão…vocês repararam que sempre quando algo é visto, sempre surge alguém para dizer ao contrário, tem poder de governantes por trás de tudo.
    Gabi se você olhar vai ficar com medo, são tantos por aí. Em 1996 eu contei alguns, estava imóvel parado no meu lugar, acompanhei 22 , isso que não olhei para os lados, respeito a opinião de todos, mas trouxa, burro, otário eu não sou, pode vir qualquer um tentar me enrolar, mas eu sei o que eu vi…eram sondas não tripuladas e ovnis, e hoje infelizmente uso óculos tenho dificuldades, procurem olhar para o horizonte perto de montanhas, lugares escuros, não se esqueça que sua visão também tem ficar no escuro, tenho certeza que todos vocês vão ver, mas não fiquem com medo, eles tem algum objetivo aqui na terra, acredito que é ajudar o ser humano, eles já tiveram muito tempo para fazer mal e até agora não fizeram, acreditem todos, eles existem eu vi e continuo vendo, já me acostumei.

  17. Erick disse:

    Esse site aqui é muito bom! o dono leva a sério o assunto rs

    http://www.ets-e-ovnis.com

  18. Agente T disse:

    MIB esteve aqui

  19. ninguem disse:

    bela foto produzida num programa de pc de ultima geraçao
    pode a ter ser verdade mas como eles iriam sair fora do sistema solar
    nem com um microscopio eletronico com uma super lente ñ enchergaria

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo