Publicidade

Publicidade
17/06/2010 - 08:00

Marte tinha oceano que cobria 36% do planeta

Compartilhe: Twitter

Dois novos estudos trazem mais evidências de que Marte, um dia, foi coberto por um grande oceano.

Integrando dados da NASA e da Agência Espacial Européia, obtidos pela sonda que orbita o planeta, cientistas concluíram que este oceano cobriu cerca de 36% do planeta e continha 30 milhões de metros cúbicos de água.

Isso teria formado uma camada de 550 metros de profundidade. O volume lá seria 10 vezes menor do que atualmente temos na Terra, embora Marte tenha pouco mais da metade do tamanho do nosso planeta.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores da Universidade do Colorado em Boulder, Estados Unidos, indicam também que o planeta possuía um ciclo hidrológico similar ao da Terra, incluindo precipitações, formação de nuvens, gelo e acúmulo de água subterrânea.


Vista da região do polo norte marciano, região rica em gelo: novos dados confirmam existência de hidrosfera no passado

A ideia de um oceano no planeta vermelho vem sendo amplamente divulgada, e desafiada, ao longo das ultimas últimas duas décadas. No entanto, esta é a primeira vez que é feita uma análise tão ampla de características relacionadas à presença de água, como dados de depósitos e de vales de rios. Os pesquisadores usaram o sistema de informação geográfica (GIS) para mapear o terreno de Marte e encontraram mais de 52 deltas de rios que estavam quase na mesma elevação (e alimentam inúmeros vales). Com base nisso, a equipe liderada por Gaetano Di Achille, que publicou seus resultados na Nature Geoscience, acredita ter encontrado os limites do oceano. Exatos 29 desses 52 deltas estavam conectados ou com um antigo oceano em Marte ou ao subterrâneo e a diversos grandes lagos adjacentes.

Mas este não é o único estudo que reforça a idéia de um grande oceano na chamada era Noachian, há mais de três bilhões de anos. Uma segunda pesquisa da Universidade, liderada por Brian Hynek e publicada no Journal of Geophysical Research – Planets,Hoke , detectou cerca de 40 mil vales de rios em Marte. Este número é quatro vezes maior do que o identificado anteriormente, e esta quantidade de vales indica a existência de muita precipitação em Marte.

Juntos, esses resultados embasam a teoria de que havia uma um ciclo de água no planeta, que integrava vales, deltas e oceano. A principal pergunta que os pesquisadores tentam agora responder é: onde foi parar toda essa água?

Fonte: Info Abril

Autor: - Categoria(s): ciência, cosmologia, reportagem, universo Tags: , ,

Ver todas as notas

23 comentários para “Marte tinha oceano que cobria 36% do planeta”

  1. João II disse:

    Os chamados alienígenas trabalham com dimensões “quãnticas”, onde o tempo é alterado. Só vamos entender o fenômenio UFO quando atingirmos a fraternidade plena anunciada por Jesus Cristo. Convido a todos para assistir uma série de vídeos esclarecedores de Bob Dean e Henry Deacon, durante o projeto “Disclosure” em Barcelona (espanha). Procurem por “Bob Dean e Henry Deacon” no Youtube.
    Há muito mais coisas em Marte, na Lua, nos anéis de Saturno etc.

    • Each disse:

      Tá na hora de largar as drogas amigo…

    • João II disse:

      Se você é adepto de produtos industrializados, bebe refrigerante artificial, bebida alcoolica, come frango de granja, toma remédio de farmácia ou respira em atmosfera de grandes cidades, considere-se tão drogado quanto os “outros”. O que professa ser cristão de verdade não pode sequer ter vícios.
      Antes de fazer um comentário dê-se o trabalho de assistir os vídeos e ler livros científicos a respeito como, por exemplo: FÍSICA QUÂNTICA E ESPIRITUALIDADE, O UNIVERSO AUTOCONSCIENTE. São livros de professores Phd em física quântica. È desejável ter uma pequena noção do que vem a ser o termo “quântico” em física.

  2. PS disse:

    Adorei os vídeos, João II. Muito obrigado.

  3. Lopes disse:

    Esse tal de João II me dá medo….

    • João II disse:

      Que isso, amigo! Sou humano, de carne e osso, também sou a causa da doença que devora nosso planeta: “HUMANITE CRÔNICA”, mas não afeta humanos.

  4. Kevin disse:

    Prezao João II, acho suas colocações interessantíssimas. Será que você poderia sugerir algumas referências de livros ou vídeos para que eu possa ficar mais a par desses assuntos aqui discutidos? Não expert no assunto mas tenho muito interesse. Um abraço amigo.

    • João II disse:

      Kevin, tenho muito material colhido na própria internet, dentre outros. Faça uma busca dos temas citados no comentário acima ( no primeiro) e você vai se surpreender com a quantidade e qualidade dos debates.
      Há também vídeos de temas diversos importantes, tais como: “Food Inc”, “Uma verdade inconveniente”, “S.I.C.K.O” (Michael Moore), “Os treze dias que abalaram o mundo”, etc. Bons para cultura geral. Um abraço!

    • João II disse:

      Ah! Não podia deixar de citar o documentário do saudoso professor Milton Santos: “Por uma outra globalização”. Baixe a série completa no youtube.

  5. Nitro! disse:

    Cara para viajar… Fisica Quantica não tem nada a ver com Jesus Cristo… não tem nada de espiritualidade… É um fenômeno observado cienficamente…Vê se cresce e vai estudar ciência de verdade!

    • João II disse:

      Leu os livros ?Assistiu os vídeos? Jesus Cristo tem algo a ver com espiritualidade?
      Após responder afirmativamente as perguntas poderemos debater o assunto.

    • LBM disse:

      Cara, não discuta com ele não, não vale a pena! O cara não sabe o que é ciência…

      O que diferencia o ser humano dos outros animais é que ele tem a “capacidade” de transformar suas crenças em realildade …

  6. Mateus disse:

    Adoro seu blog cara, pena que vc posta pouco! =

    continue nos brindando com essas incriveis reportagens!

    um abraço!

  7. GALÃ UMA MULHERES disse:

    Nunca vi Ets olha ETs ñ existe se existice ja teria aparecido ja estaria comendo 1 pizza contigo ou comigo nesse momento vão dormir nd existe

  8. HORACIO disse:

    EM MATERIAS SOBRE O ASSUNTO “OCEANO EM MARTE” (ESTA E EM OUTRAS) ESTÁ ESCRITO QUE O OCEANO TERIA 30 MILHÕES DE METROS CÚBICOS, ORA, SE O LAGO DE ITAIPU TEM 29 MILHÕES DE METROS CÚBICOS E É APENAS UM LAGO, ACHO QUE ESTÃO ESCREVENDO ERRADO ‘METROS CÚBICOS’, DEVEM SER 30 MILHÕES DE KILÔMETROS CÚBICOS.
    ESPERO NÃO ESTAR ENGANADO!

  9. sombra disse:

    E esta materia sobre os oceanos de Marte foi postada na época em que Marte tinha oceanos, baleias, tubarões e até surfistas. O site é muito bom mas pena que não atualizam ele.

    • rener disse:

      cara nao acredito em ETs a hora q mostra o vidio de um ET vivo eu acredito ate agora so achei foto e videos deles mortos

  10. divaldo disse:

    João II, voce citou os livros mas se esqueceu de dizer os nomes dos autores. Se alguém nos dá chances de aprender algo é bom e gente ter o espírito aberto e ir à procura da verdade. Se não for, pelo menos foi atraz e a verdade sempre triunfará e se for mentira, simplesmente esqueça.
    A humanidade sempre acredita em contos de fadas, no que dizem padres e pastores protestantes e o que custa acreditar em UFOS?
    Bem, eu acredito por que já vi e acho até que só quem merece é que vê. Outra coisa importante; é que eu não bebo, não fumo nem uso drogas mas acredito nas pessoas e vou a procura da verdade.
    E por falar em crer, o próprio Jesus já disse que mesmo quando ele dizia das coisas da terra o homem não acreditava, quanto mais se Ele dissesse das coisas do céu!!
    Vai ver que ele tinha muitas coisas para dizer mas o povo incrédulo e ignorante não acreditava nem mesmo nas suas palavras e como então Ele ia dizer?
    Mas o pior é que hoje em dia mesmo havendo escolas para educar e desenvolver o raciocínio, tem gente que duvida até que o homem foi à Lua. Rssss.

    • João II disse:

      Procure por Amit Goswami, PhD em física quântica e professor titular da Universidade de Física de Oregon.
      “Em seu livro – O Universo Auto-Consciente – ele procura demonstrar que o universo é matematicamente inconsistente, e sem existência de um conjunto superior, no caso Deus. E diz que se esses estudos se desenvolverem, logo no início do terceiro milênio, Deus será objeto da ciência e não mais da religião.” – texto extraído de um documentário.
      Procure também por “anomalias em marte” no http://www.youtube.com, você verá inclusive imagens de padrões geométricos bem definidos do que seriam construções, campo de cultivo ou ruína cidade, vegetação, dentre outras coisas intrigantes.
      Há um grupo de pesquisadores que descobriu construções e torres na lua, procure por “Moon Rising Brasil”.
      Todo esse material vai lhe dar base para cruzar dados com outras matérias, tais como os vídeos citados acima (Bob Dean e Henry Deacon, durante o projeto “Disclosure” em Barcelona – Espanha) e diversas matérias aqui do blog.
      Você vai encontrar suas próprias respostas.
      Tenha em mente que Deus é infinito e insondável e a Terra faz parte dos planos dessa infinita consciência.

  11. Walisson disse:

    Relato do ocorrido em 1986

    Ola meu nome e walisson sg,eu fui testemunha juntamente com a minha avó e meus dois tíus que em 1986 minha avó nos chamou para ver umas luzes estranha que aparecia e sumia atrás da montanha ,eu vi com os meus olhos , e lembro que os meus tios sairão para averigua com duas espingarda mas não tivera a coragem de chega perto do local que estava as luzes.
    Mim lembro bem desse acontecido ,fica ai meu relato sobre os casos óvnis
    Agora já com 31 anos de idade resolvi olha no google map o local onde vimos os óvni acredite lá ater hoje não nasce mato a forma de um triangulo está ater os dias de hoje para quem quiser ver abra o google map e cole essas coordenadas -16.401053,-43.888106

  12. Joao Pedro disse:

    não exister macianos tá malucos … so gentes em outras planetas… nós somos evolução…

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo