Publicidade

Publicidade
03/08/2010 - 23:42

Tsunami solar dispara jato de plasma rumo à Terra

Compartilhe: Twitter

Depois de um longo período de dormência, o Sol pode estar acordando.

Na madrugada de domingo (01/08), todo o lado do Sol virado para a Terra experimentou um tumulto de atividades em cadeia, criando uma erupção solar de classe C3 – um autêntico tsunami solar.

O jato de plasma deverá chegar na Terra na manhã desta quarta-feira, dia 04 de Agosto.

Ejeção de massa coronal

O fenômeno gerou múltiplos filamentos magnéticos, que se elevaram da superfície estelar, uma agitação em grande escala da corona solar, explosões de ondas de rádio e uma ejeção de massa coronal.

Esta erupção solar em larga escala – catalogada pelos cientistas como Mancha Solar 1092 – ejetou toneladas de plasma (átomos ionizados) para o espaço interplanetário.

E esse plasma está dirigido diretamente no rumo da Terra, onde deverá chegar criando um show espetacular de luzes na forma de auroras boreais e austrais.

Infelizmente não é só isso. Os efeitos poderão ser sentidos também pelos sistemas de comunicação, principalmente via satélite, e até mesmo pelas redes de distribuição de energia.

Tsunami solar

Observar o Sol entrar em erupção numa escala global entusiasmou a comunidade internacional de físicos, que agora dispõem também do observatório solar SDO (Solar Dynamics Observatory), da NASA.

Os cientistas acreditam ter dados suficientes para tentar decifrar a complexa sequência de eventos, detectando sobretudo os eventos primários que deram origem à tsunami solar.


A mancha solar foi tão grande que pôde ser vista sem o auxílio de um telescópio solar. Oleg Toumilovitch, na África do Sul, fotografou o evento com uma câmera digital comum.

Quando uma erupção desse tipo, chamada de ejecção de massa coronal, chega à Terra, ela interage com o campo magnético do nosso planeta, potencialmente criando uma tempestade geomagnética.

As partículas solares guiam-se pelas linhas desse campo, dirigindo-se para os pólos da Terra, onde colidem com átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera, que em seguida brilham na forma de luzes dançantes, as auroras.

As auroras são visíveis normalmente apenas em altas latitudes, embora, durante uma tempestade geomagnética, as auroras possam também iluminar o céu nas latitudes mais baixas.

Ciclos do Sol

O Sol tem um ciclo regular de atividade que dura em média cerca de 11 anos.

O último máximo solar ocorreu em 2001, o que tornou seu mínimo mais recente particularmente duradouro e com atividade abaixo da média mesmo para esses mínimos.

Esta erupção em larga escala é um dos primeiros sinais de que o Sol pode estar acordando e caminhando para um outro máximo.

Fonte: Inovação Tecnológica

Autor: - Categoria(s): ciência, cosmologia Tags: , ,

Ver todas as notas

20 comentários para “Tsunami solar dispara jato de plasma rumo à Terra”

  1. Alexandre disse:

    Leva três anos para colocar uma notícia e quando coloca ela já tá velha. OWNED

  2. sombra disse:

    Quem critica, que faça melhor

  3. Cigano disse:

    Vixe, vamos virar churrasquinho.

  4. GALÃ UMA MULHERES disse:

    estão falando muito do 7 de agosto oq vai acontecer nesse dia? ^^

  5. Racuva disse:

    Dead Blog Down.

  6. Visitante Comum disse:

    Vou citar uma mensagem do Mário:

    “Olá pessoal,
    Obrigado a todos pela paciência, pelas mensagens e pelo apoio. Fico bastante agradecido e muito feliz em saber que tenho leitores assíduos que se interessam de verdade pelos assuntos abordados aqui.
    Realmente andei sumido nos últimos tempos, por falta de tempo e alguns problemas pessoais. Tentarei frequentar mais este espaço, trazendo sempre as últimas novidades ufológicas, e como comentaram aí acima, a ufologia realmente às vezes se torna algo muito chato mesmo, que exige muita paciência e discernimento. Não dá para ficar publicando posts sobre qualquer “luzinha brilhante” que aparece nos céus. Isso banaliza o assunto e o torna desinteressante para qualquer um. Tento publicar aqui para vocês somente o que eu acho que seja interessante e relevante, mesmo que isso signifique uma ausência por vezes prolongada.
    Obrigado a todos mais uma vez!”

    Provavelmente está a passar por outra fase complicada. Temos de compreender e aceitar ao invés de barafustar. :/

  7. danillo disse:

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk iso e mentira

  8. Walisson disse:

    Relato do ocorrido em 1986

    Ola meu nome e walisson sg,eu fui testemunha juntamente com a minha avó e meus dois tíus que em 1986 minha avó nos chamou para ver umas luzes estranha que aparecia e sumia atrás da montanha ,eu vi com os meus olhos , e lembro que os meus tios sairão para averigua com duas espingarda mas não tivera a coragem de chega perto do local que estava as luzes.
    Mim lembro bem desse acontecido ,fica ai meu relato sobre os casos óvnis
    Agora já com 31 anos de idade resolvi olha no google map o local onde vimos os óvni acredite lá ater hoje não nasce mato a forma de um triangulo está ater os dias de hoje para quem quiser ver abra o google map e cole essas coordenadas -16.401053,-43.888106

  9. bruno disse:

    porra mario o seu blog ta muito devagar, eo que nao falta e noticia na web..

  10. fabiano disse:

    num sei esse triangulo num significa nada teria q ser analizada para verificar se ter evidencias de radiotividade para explicar o não nascimento de vegetação..

  11. fabiano disse:

    da uma olhada nessas coordenada,
    olha no MAPA estrelar ou Google earth
    AR: 7h55m35.75s Dec:24°42’22.88″
    num esqueci colo apontando para ceu.
    me diz o que ser isso?????????

  12. fabiano disse:

    outra imaguem legal. coloca no pesquisa do google earth
    HD:931291 e da uma olhada ao redor dessa imaguem

  13. fabiano disse:

    esqueci tenta pesquisar et vai ir para uma nebulosa ai vc olha procimo vai encontrar uma imaguem bem estranha tipo como se fosse restos de alguma coisa da uma olha la…

  14. João II disse:

    “O Universo sempre será maior do que qualquer modelo que possamos conceber em nossas mentes a respeito dele. Então cada modelo que criamos não descreve o Universo, descreve apenas o que o nosso cérebro é capaz de dizer naquele momento. ”

    “Nós acreditamos no que vemos, e então acreditamos em nossa interpretação daquilo, e achamos que isso é a realidade.”

    “Todo tipo de inveja, todo tipo de racismo, sexismo, preconceito, todo tipo de ideologia dogmática que permite aos outros matarem com a consciência limpa, todo culto estúpido, toda crença movida por superstição, todo o tipo de ignorância no mundo, são todos resultados de não percebermos que nossas percepções particulares são apenas apostas do que cremos que seja a realidade.” – Robert Anton Wilson.

    Cada um de nós é uma combinação única de matéria e consciência, dentro do contexto colossal de probabilidades neste vasto universo.

    Portanto, aproveite essa oportunidade única, o palco é o mundo, você é o ator, seus semelhantes os coadjuvantes. Não se importe com seu papel, a importância não está no tamanho do “script”, apenas procure fazer o seu melhor, antes de cerrarem as cortinas.

  15. J. Eduardo disse:

    Parafraseando o presidente Lula, esse suposto tsunami solar teve o efeito de uma marolinha. Aqui pra nós, “menos!”, ok?

  16. João II disse:

    Um dos casos de contato, de repercussão internacional, ocorreu em 1989, na cidade de Voronej, na Rússia: http://www.youtube.com/watch?v=OAiuYUQfyUc
    Uma aparição em plena praça pública com mais de vinte testemunhas, dentre as quais, crianças, velhos, adolescentes, policiais etc. Os relatos dizem que os ETs eram pessoas iguais a nós, só que muito maiores.
    Minha conclusão é de que “os macacos” dos quais “eles” evoluíram, no planeta deles, devem ter sido maiores que os que nos deram origem. Agora, para quem não acreditava em ETs, tem a perspectiva até de crer em macaco alienígena, para ficar de bem com a teoria de Darwin.
    Outro contato muito interessante: http://www.youtube.com/watch?v=yESROHHJrj4&feature=related
    Quero também compartilhar uma outra série muito boa, neste link: http://www.youtube.com/watch?v=7l5Y1_h40fo&feature=related (vai de 1 a 7).
    Há um monolito muito bem lavrado encontrado na cidade de Baalbek, no Líbano, que pesa 1200 toneladas e, de tão pesado, ainda hoje torna-se impossível manuseá-lo. Ninguém sabe como foi possível carregá-lo. Quem puder ajudar a responder…

  17. GALÃ UMA MULHERES disse:

    ñ aconteceu porra nenhuma no dia 7 de agosto putis só blablabla nunca vi ET nunca vi Deus pr mim nd existe como imagina 1 filho viver sem o pai isso q somos vivemos sem o pai o pai criador supremo do universo 1 pai q eu nunca vi ele esse papo q eu tenho q acreditar em q eu ñ posso ver e papo furado pr mim nd existe pós nunca vi Deus nem ETs se ñ eles ja estavam aqui nesse Planeta a Muito tempo e outra coisa o filho de Deus Jesus ou Sananda esse tb e maior papo falando q ele vai aparece aqui pr fazer o arrebatamento kkkkkkk os cristão estão esperando isso a anos e esse Jesus nunca apareceu kkkkkkkkk coitado das pessoas q acredita q 1 Deus ama e gosta desse Planeta de Merda então se gostasse ele ja estaria aqui a Muito tempo pronto depois dessa fuiiii `´

  18. Elber disse:

    Tomara que a NASA mande um sonda para explorar o sol fico imaginando o que poderia encontrar no solo deste planeta

    Acho que o sol deveria ser prioridade ao inves de mandar a sondas paraoutros planetas poderiam ver como o sol era antigamente seila pegando alguns frag-mentos de rocha

  19. Aecio disse:

    O que esta acontecendo com a AREA 51??
    nao tem mais manutenção??? Faliu??

    é melhor tira-la o ar então… é uma pena!!

Os comentários do texto estão encerrados.

Voltar ao topo